Semana Santa de 2010. Destino: Independência, cidade situada a 310 quilômetros de Fortaleza, às margens da região dos Inhamuns, à direita de Pedra Branca e Tauá. E tome chão. são três hora e meia de viagem a 110 quilômetros por hora em média.
Independência é uma dessas cidadezinhas que deveria ter grande vocação agrícola, mas que não têm devido às mas intenções dos políticos, todos interessados unicamente com seus interesses. Sendo assim, Independência tornou-se cidade comercial, incrivelmente comercial, com lojas de eletrodomésticos de porte e pequenas loja de moda etc. E quem banca essa farra comercial é o estado criado pelo sr. Lula, com suas bolsas família, escola, menino etc. Presidente eleito pelo povo para desenvolver o país para o povo com programas, como reforma agrária dentre outros, transformou a nação num país de pedintes, motivo pelo qual vemos amiúde nas estradas camponeses com as mãos estendidas. Mas essa é uma outra história.
Independência é uma cidade interessante pelo número de advogados, Juízes e até desembargadores que advém de lá. Até o senador da República, José Neri (PSOL), é filho de Independência.
É um povo amistoso, até o momento em que se fala em política. Aí cada um sem arma de "pau e pedra" para defender seus candidatos, sejam prefeitos, vereadores, deputados... Só acho que esse povo trabalhador, batalhador, estudioso, como o que que há pelo país inteiro, merece mais respeito por parte das autoridades. quando falamos em Patriotismo, lembremos desses habitantes, pois amam suas cidades e lá querem e precisam estar. Mas o descaso das autoridades internar e/ou externas fazem-nos ir embora. Bater asas em busca de melhores dias.
Este é o bar do amigo Paulo César, tem a cerveja mais gelada do sertão:
Abaixo a delegacia e um terreno baldio, morada dos ciganos: