segunda-feira, 12 de julho de 2010

JIJOCA DE JERICOACOARA

A CIDADE  DE Jijoca é uma cidadezinha pela qual se chega até Jericoacoara, irmã próspera pela fama. Mas Jericoacoara, apesar da preservação, não é mais interessante do que Jijoca. Jijoca é um paraíso, com lagoas belíssimas, e pousadas em conta, como é o caso da Pousada e Restaurante Mala e Cuia. Ela fica exatamente na lagoa do Paraíso, cujo nome dispensa comentários. Jericoacoara é cidade para inglês ver. Inglês, alemão, americano... É o pau que rola lá. E os preços é claro são para eles também. Mesmo assim ainda é possível comer bem e barato. No restaurante Sabor Caseiro, de propriedade do Sr. Zé Maria, comemos bem por apenas oito reais, e para dois, uma deliciosa panelada, com um arroz delicioso e feijão dos deuses.
PARA CHEGAR até Jijoca devemos ir por Caucaia até o anel viário que dá acesso à BR 222. Seguindo por essa Br, no quilômetro 69, entramos na estrada que vai para Umirim, depois Itapipoca, Amontada. E tome chão, até a entrada do polo moveleiro do Marco. Seguimos por aí até essa cidade, depois Bela Cruz, Cruz e finalmente Jijoca. Cuidado para não fazer como eu fiz. Passei pela entrada de Umirim, passei por Itapajé, na entrada para sobral, entrei para Santana do Acaraú... Resultado: ao invés dos 290 quilômetros que deveria andar, andei 400. Mas valeu a pena porque "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Na volta deu tudo certo. 
A ESTADA na Pousada Mala e Cuia realmente é maravilhosa. A lagoa, o passeio de barco, o atendimento tudo perfeito.
DEPOIS  veio a ida até Jericoacoara! Divina! tomamos a caminhonete de José Carlos (88532048, é só ligar que ele vai buscar você) e tome paisagem bela. Não vá de carro de passeio, tipo Celta, Gol, Pálio. É foguete. Por mais que um guia tente convencê-lo, não vale a pena mesmo. Você vai se estressar na ida e na volta e não vai aproveitar nada. Sei porque vi "as trilhas".    


Vejam esse vídeo e tirem suas conclusões:
http://www.youtube.com/watch?v=D7l7ys3t5mk